Deep Brain Stimulation – estimulação cerebral profunda. Esta é a famosa cirurgia para implante do popularmente chamado “chip”cerebral.
A principal indicação é para o tratamento de alguns sintomas da doença de Parkinson, sobretudo tremor, rigidez e bradicinesia, que são sintomas motores.
Nem todos os pacientes com DP possuem indicação de implante de um eletrodo cerebral profundo. Junto com neurologistas especializados em distúrbios do movimento fazemos esta avaliação para que esta decisão seja acertada e nem muito precoce nem muito tardia.
Para realizar este procedimento é necessário implantar o sistema do halo estereotáxico, fazer imagens de qualidade e fusão das mesmas para avaliar o alvo desejado e planejar a melhor trajetória. As complicações são mínimas quando bem indicado e o paciente bem avaliado do ponto de vista neuropsicológico, psiquiátrico e anestésico para realizar esta cirurgia, que na sua maior parte o paciente ficará acordado e colaborativo.
Vale a pena lembrar que o DBS não cura o paciente portador da doença de Parkinson, apenas ajuda no controle de alguns sintomas e diminui as flutuações do doente.