A radiocirurgia é técnica na qual é usada elevada dose de radiação de modo preciso e milimétrico, com precisão cirúrgica. Este tratamento foi proposto inicialmente pelo neurocirurgião Lars Leksell em 1951. Para sua realização é necessária colaboração entre Neurocirurgião, Radioterapeuta e Físico Médico em grandes centros capacitados com máquina adequada para o procedimento. De modo minimamente invasivo, várias doenças podem ser tratadas.
Gamma-Knife é a tecnologia padrão ouro e exclusiva para tratamento radiocirúrgico cerebral. Atualmente em São Paulo há apenas no HCor, hospital que Dra Aline é cadastrada e faz esses procedimentos. Quando indicado, o paciente faz uma ressonância de planejamento com protocolo de radiocirurgia alguns dias antes da data do procedimento, no dia é colocado halo estereotático e realizada TC ou RM com halo. Após isso o paciente pode alimentar-se enquanto a equipe realiza planejamento cuidadoso do alvo anatômico contornado, dose administrada e estruturas nobres em proximidade a dose de radiação. Terminado o planejamento o paciente entra na máquina, o tempo de tratamento varia de acordo com a doença a ser tratada. Terminado o tratamento, o halo é retirado, o paciente fica em observação por aproximadamente 1 hora e é liberado para casa no mesmo dia. Não há internação.
Além disso é possível realizar também no Cyber-Knife e em outros aceleradores lineares que cumpram os pré-requisitos para tratamento radiocirúrgico.
Não há cortes, nem internação hospitalar. Após o término do procedimento o paciente é liberado para casa no mesmo dia. Os protocolos de segurança são altos e assim tornam o tratamento seguro.
Várias doenças podem ser tratadas com radiocirurgia incluindo: schwannomas (principalmente do acústico), MAVs cerebrais, meningiomas, gliomas, tremor essencial, neuralgia do trigêmeo, epilepsia.