As principais dores crônicas estão relacionadas a problemas na coluna, principalmente cervical e lombar. É preciso avaliar diversas variáveis, desde como está o sono do paciente, estresse, alimentação, como fatores mecânicos relacionados a trabalho e atividade física.
Em relação a coluna, é preciso avaliar se o paciente possui hérnia de disco ou degeneração com estenose de canal que precisem de cirurgias específicas. Ou se possui mais inflamações crônicas nas quais realizamos mais procedimentos de infiltrações e radiofrequência.
É preciso entender a dor de modo global, avaliando fatores desencadeadores e buscando reabilitar o paciente. Fisioterapia e Acupuntura são muito importantes no manejo.
Além disso, desde 2015, a ANVISA regulamentou o uso do óleo de Canabidiol, que não é o mesmo que fumar a planta da maconha. O óleo contendo CBD pode ajudar como terapia complementar a outras medicações neste manejo.
Estes pacientes também podem necessitar suporte e seguimento psicológico e psiquiátrico.
Além das dores de coluna, há pacientes com dores crônicas no ombro, joelho, mãos e nos quais não é mais indicada abordagem ortopédica específica e assim avaliamos quanto a necessidade de medicações, infiltrações e reabilitação. Na clínica CENNDOR fazemos esta abordagem ampla dos pacientes com dor crônica (www.cenndor.com.br)
A meta é uma vida livre de dor!